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2016 >> Escassez ou Abundância

As notícias das crises econômicas e políticas que nos aterrorizaram no ano passado parecem que não vão dar trégua neste ano. As previsões continuam muito pessimistas e permanecerão assim por longo prazo.

Mas existem aqueles que transformaram a trágica crise em enorme oportunidade de alavancar sua vida. Que enfrentam esses tempos difíceis de frente com muita criatividade e trabalho. Ao invés de ficarem engessados, reclamando do governo, que os negócios estão parados, que suas vendas estão caindo cada vez mais, acreditaram em sua capacidade de superação com a criação de estratégias inteligentes e mais eficientes para vencer tais quedas.

Aqueles que sabem que é possível mudar a vela do barco, independente da intensidade do vento, e se colocar na direção certa.

O conceito básico de empreendedorismo é a inovação, então você me pergunta: como eu posso inovar se meu negócio vai de mal a pior, se nem sequer recursos para novos investimentos eu tenho?

Vamos lá:

  • ·       Quem é seu público? Você tem bem definido o perfil de seu clientes e futuros clientes?
É muito importante que você tenha bem definido o seu público alvo, assim você falará com pessoas que têm interesse em te ouvir. Criando uma audiência específica, você mostra que seu produto/serviço é a solução para o problema que essas pessoas procuram.


  • ·       Descubra e Resolva a Dor mais Expressiva
Em primeiro lugar é fundamental que você saiba exatamente qual a dor de seu cliente, quando eu falo dor significa entender a fundo as necessidades, problemas ou demandas que seu cliente passa e espera que seu produto resolva em ordem de importância. O seu produto ou serviço tem que resolver a dor mais expressiva de seu cliente.

Os concorrentes da Cacau Show estavam focados em vender chocolates para consumo próprio, porém Alexandre Tadeu da Costa, criador da mesma empresa, teve uma grande sacada quando descobriu que a principal dor dos consumidores do produto era que os chocolates não tinham um formato de estilo para serem ofertados como presentes.

Na verdade, a maioria dos empreendedores não está preocupada em solucionar problemas de seus clientes, muitas vezes até promovem a venda por impulso, aquela que compramos sem pensar e nos arrependemos depois.


  • ·       Use os recursos que você dispõe
Em seguida, veja o que você tem ao seu alcance, quais recursos estão disponíveis para você inovar. Sempre há algo que está esquecido que você pode usar para fazer a novidade acontecer, seja um pequeno objeto, um carro, um caminhão, um anúncio.

Opa... você falou em anúncio? Como assim? Eu não invisto em propaganda, isso é muito caro e eu estou vendendo durante o dia para garantir a janta!


  • ·       Anúncio, Propaganda, Marketing Digital

Você já parou para pensar, não faz muito tempo que uma publicidade, um anúncio era algo para os “grandes”, que as mídias disponíveis eram extremamente caras e o pequeno ou médio empresário sequer sonhava com sua publicidade em outdoor, rádios e canais de televisão? No máximo prospectos ou folders, jornais ou revistas de bairro!

E hoje? Os pequenos e médios empresários podem usufruir de condições muito mais favoráveis para anunciarem usando todo o poder de abrangência da internet.

As mídias sociais não estão aí só para entretenimento, postagens de piadas, selfs de tudo até do prato mais caprichado no almoço de domingo em casa com a família.

O Facebook que é a maior rede social do mundo, tem atraído cada vez mais pequenas e médias empresas, profissionais liberais que precisam divulgar seus produtos e serviços de maneira rápida, prática e o mais importante de tudo com baixo custo, uma enorme abrangência, trazendo ótimos resultados para seus anunciantes. 

Quem sabe não é essa a maneira inicial de inovação que você pode utilizar? Tudo bem, não estou falando de inovação no sentido de uma ideia fantástica que ninguém ainda teve e que pode revolucionar o mercado, mas como o ponta pé inicial para movimentar e elevar seu negócio, seja ele qual for.

Saia da onda da crise! Mude sua vida, prospere no seu negócio, inove nem que seja dentro daquilo que você já tem para projetar sua empresa. Se exponha para o mundo te conhecer!

Afinal, o que você quer para seu negócio, que ele seja próspero ou um quase falido? Quer trabalhar e ter o reconhecimento pelo seu trabalho, ou quer continuar vendendo durante o dia para garantir a janta? Você prefere escassez ou abundância?

Se você leu este artigo até aqui é porque ele te despertou interesse. Tenho outros conteúdos muito interessantes sobre este tema. Vou deixar um link abaixo, basta clicar para ler mais.


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