2016 >>
Escassez ou Abundância
As notícias das crises econômicas e políticas que nos aterrorizaram
no ano passado parecem que não vão dar trégua neste ano. As previsões continuam
muito pessimistas e permanecerão assim por longo prazo.
Mas existem aqueles que transformaram a trágica crise em
enorme oportunidade de alavancar sua vida. Que enfrentam esses tempos difíceis de
frente com muita criatividade e trabalho. Ao invés de ficarem engessados,
reclamando do governo, que os negócios estão parados, que suas vendas estão caindo
cada vez mais, acreditaram em sua capacidade de superação com a criação de
estratégias inteligentes e mais eficientes para vencer tais quedas.
Aqueles que sabem que é possível mudar a vela do barco,
independente da intensidade do vento, e se colocar na direção certa.
O conceito básico de empreendedorismo é a inovação, então
você me pergunta: como eu posso inovar se meu negócio vai de mal a pior, se nem
sequer recursos para novos investimentos eu tenho?
Vamos lá:
- · Quem é seu público? Você tem bem definido o perfil de seu clientes e futuros clientes?
É muito importante que você tenha bem definido o seu público
alvo, assim você falará com pessoas que têm interesse em te ouvir. Criando uma
audiência específica, você mostra que seu produto/serviço é a solução para o
problema que essas pessoas procuram.
- · Descubra e Resolva a Dor mais Expressiva
Em primeiro lugar é fundamental que você saiba exatamente
qual a dor de seu cliente, quando eu falo dor significa entender a fundo as
necessidades, problemas ou demandas que seu cliente passa e espera que seu
produto resolva em ordem de importância. O seu produto ou serviço tem que
resolver a dor mais expressiva de seu cliente.
Os concorrentes da Cacau Show estavam focados em vender
chocolates para consumo próprio, porém Alexandre Tadeu da Costa, criador da
mesma empresa, teve uma grande sacada quando descobriu que a principal dor dos
consumidores do produto era que os chocolates não tinham um formato de estilo
para serem ofertados como presentes.
Na verdade, a maioria dos empreendedores não está preocupada
em solucionar problemas de seus clientes, muitas vezes até promovem a venda por
impulso, aquela que compramos sem pensar e nos arrependemos depois.
- · Use os recursos que você dispõe
Em seguida, veja o que você tem ao seu alcance, quais
recursos estão disponíveis para você inovar. Sempre há algo que está esquecido
que você pode usar para fazer a novidade acontecer, seja um pequeno objeto, um
carro, um caminhão, um anúncio.
Opa... você falou em anúncio? Como assim? Eu não invisto em
propaganda, isso é muito caro e eu estou vendendo durante o dia para garantir a
janta!
- · Anúncio, Propaganda, Marketing Digital
Você já parou para pensar, não faz muito tempo que uma
publicidade, um anúncio era algo para os “grandes”, que as mídias disponíveis
eram extremamente caras e o pequeno ou médio empresário sequer sonhava com sua
publicidade em outdoor, rádios e canais de televisão? No máximo prospectos ou
folders, jornais ou revistas de bairro!
E hoje? Os pequenos e médios empresários podem usufruir de
condições muito mais favoráveis para anunciarem usando todo o poder de
abrangência da internet.
As mídias sociais não estão aí só para entretenimento,
postagens de piadas, selfs de tudo até do prato mais caprichado no almoço de
domingo em casa com a família.
O Facebook que é a maior rede social do mundo, tem atraído
cada vez mais pequenas e médias empresas, profissionais liberais que precisam
divulgar seus produtos e serviços de maneira rápida, prática e o mais
importante de tudo com baixo custo, uma enorme abrangência, trazendo ótimos
resultados para seus anunciantes.
Quem sabe não é essa a maneira inicial de inovação que você
pode utilizar? Tudo bem, não estou falando de inovação no sentido de uma ideia fantástica
que ninguém ainda teve e que pode revolucionar o mercado, mas como o ponta pé
inicial para movimentar e elevar seu negócio, seja ele qual for.
Saia da onda da crise! Mude sua vida, prospere no seu
negócio, inove nem que seja dentro daquilo que você já tem para projetar sua
empresa. Se exponha para o mundo te conhecer!
Afinal, o que você quer para seu negócio, que ele seja
próspero ou um quase falido? Quer trabalhar e ter o reconhecimento pelo seu
trabalho, ou quer continuar vendendo durante o dia para garantir a janta? Você
prefere escassez ou abundância?
Se você leu este artigo até aqui é porque ele te despertou
interesse. Tenho outros conteúdos muito interessantes sobre este tema. Vou
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Não esqueça de deixar seu comentário abaixo também, ok?
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